A importância dos familiares e amigos na adaptação do aparelho auditivo

Quando o deficiente auditivo começa a usar o aparelho auditivo, passa por algumas dificuldades de adaptação. O som que passa a ouvir é um som artificial e precisa adquirir algumas habilidades para usufruir melhor do aparelho auditivo.
Isso mesmo! O usuário de aparelho auditivo precisa se adaptar com a qualidade sonora nova, mas também precisa conhecer muito bem o seu aparelho para saber como usá-lo.
Quando a pessoa com dificuldade auditiva usa o aparelho auditivo, por mais que o mesmo amplifique e trate o som, para ter melhores resultados o usuário da prótese auditiva e as pessoas que convivem com ele precisam ter certas posturas e atitudes para facilitar o entendimento por parte do usuário.
O usuário de aparelho auditivo deve ter ciência de que possui um aparelho auditivo, mas que sua audição jamais voltará ao normal, por mais sofisticado que o aparelho seja. Por isso deve saber que para ouvir bem não basta apenas usar o aparelho auditivo, mas precisa saber se posicionar em relação a fonte sonora (procurando sempre ficar de frente para o som), precisa procurar ficar atento aos sons (principalmente a fala) e pedir que as pessoas falem mais devagar e em uma altura mediana.
Por outro lado, as pessoas que convivem com o usuário de aparelho auditivo, devem procurar falar sempre de frente, de forma bem articulada e em uma intensidade normal, sem gritar.
Todos esses fatores juntos facilitam muito a adaptação do aparelho auditivo.



Related posts:

  1. Adaptação do aparelho auditivo
  2. Resistência ao uso do Aparelho Auditivo
  3. Cuidados básicos com o aparelho auditivo

Comments are closed.