FAQ

(Perguntas e Respostas mais frequentes) – A CRA Aparelhos Auditivos reuniu algumas perguntas mais comuns. Lembrando que são respostas genéricas e sempre deverá consultar um especialista.

1) Tenho sentido dificuldade para ouvir e para entender o que as pessoas falam. O que devo fazer e a quem devo recorrer?
Se você nota essa dificuldade de ouvir e entender, ou mesmo conhece alguém que possui essa dificuldade o primeiro passado é procurar um otorrinolaringologista e um centro de reabilitação auditiva para que se faça uma avaliação completa do seu sistema auditivo. A partir do resultado do exame, a Fonoaudióloga (profissional responsável pela avaliação e adaptação do aparelho auditivo) irá verificar a necessidade do uso do aparelho auditivo e qual o modelo mais adequado. Em seguida é feito um plano de treinamento auditivo para que se tenha a reabilitação auditiva.

2) Com o uso do aparelho auditivo vou voltar a ouvir como ouvia antes?
Não. Infelizmente a perda auditiva é irreversível e por isso não existe a possibilidade de se recuperar totalmente audição .Porém, com o uso do aparelho auditivo você conseguirá ouvir melhor, mais alto e com mais nitidez. Esses resultados dependem de cada paciente e também dos retornos e treinamentos auditivos personalizados para cada paciente. Escolhendo a empresa certa, com bons profissionais e que acompanhe a adaptação do aparelho auditivo, tanto através de ajustes como do próprio treinamento auditivo, você terá um resultado positivo e uma grande melhora na sua qualidade de vida.

3) É difícil de adaptar e se acostumar ao uso do aparelho auditivo?
No inicio do uso do aparelho auditivo, o paciente irá estranhar os sons que não ouvia mais ou não ouvia mais na intensidade correta. Pode sentir desconforto com ruídos fracos ( como o chiado do ar condicionado) e com ruídos fortes ( como um motor de caminhão). Porém com o uso continuo do aparelho diariamente, com os retornos á clinica para fazer novos ajustes e personalização da qualidade sonora do aparelho e com o treinamento auditivo oferecido pelo CRA, a adaptação acontecerá em alguns meses, variando de paciente para paciente.

4) Ao adquirir um aparelho auditivo, devo levar em consideração quais serviços oferecidos pela empresa?
A adaptação do aparelho auditivo vai muito além da compra do aparelho indicado para seu tipo de dificuldade. Por mais que o aparelho seja o modelo certo para o seu tipo de perda são necessários alguns serviços prestados pela empresa que você adquiriu o aparelho e quanto mais versatilidade de serviços a empresa oferecer, mais garantida será sua adaptação e qualidade do resultado.
A grande maioria das empresas, após a venda do aparelho auditivo, oferecem o acompanhamento sem custo, ou seja, os retornos ao centro auditivo para a realização de ajustes. Porém em muitos casos os ajustes não são suficientes para um bom resultado e por isso que encontramos muitos usuários de aparelho insatisfeito mesmo depois de realizar diversos ajustes.
No CRA Centro de Reabilitação Auditiva, além dos acompanhamentos e retornos para ajustes gratuitos, oferecemos as sessões de treinamento auditiva que serão programadas de forma individual e de acordo com as necessidades especificas de cada usuário de aparelho auditivo. Esse serviço diferenciado que o CRA oferece sem custo faz toda a diferença para o resultado e aproveitamento do aparelho auditivo, aumentando significativamente a satisfação do paciente com a empresa e com o desempenho do seu aparelho auditivo.

5) Qual a diferença entre ajustes/acompanhamentos e o treinamento auditivo?
O acompanhamento e os ajustes que a grande maioria das empresas de aparelhos auditivos oferecem são regulagens no aparelho auditivo de acordo com as queixas apresentadas pelo paciente. Já o treinamento auditivo, que não é oferecido em quase nenhuma empresa de aparelho auditivo, é o treinamento do paciente em ouvir com o aparelho auditivo e aprender a reconhecer novamente sons e palavras que não conseguia mais. É uma reabilitação que atinge não apenas o sistema auditivo periférico (ouvido) mas também o sistema auditivo central (cérebro). Com o estimulo dos dois juntos o resultado e os benefícios do uso do aparelho auditivo serão muito mais satisfatórios. E a união dos ajustes/acompanhamento e do treinamento auditivo, ambos sem custo,  você só encontra no CRA Centro de Reabilitação Auditiva.

6) Sei que preciso usar aparelho auditivo mas sou vaidoso e tenho vergonha. O que devo fazer?
Felizmente a tecnologia dos aparelhos auditivos cresceu muito nos ultimo anos e por isso temos diversos modelos de aparelhos e para quase todos os tipos e graus de perda auditiva conseguimos adaptar um aparelho muito discreto. Os aparelhos estão cada vez mais fortes, com mais recursos e menores. Por isso por mais vaidoso que seja sempre terá um modelo de aparelho discreto compatível com sua perda auditiva.

7) Quanto custa um aparelho auditivo?
Os preços dos aparelhos auditivos variam muito de acordo com a tecnologia e recursos que ele possui. Porém é importante deixar claro que nem sempre o aparelho mais sofisticado e mais caro é o melhor para o seu tipo de perda. Essa escolha precisa ser feita detalhadamente de acordo com as necessidades específicas do paciente. Em média, os aparelhos auditivos partem de mil reais podendo chegar até 10 mil reais.

8 ) Tenho dificuldade auditiva, mas ainda estou muito confuso se preciso ou não usar aparelho auditivo. Também não conheço nada sobre o assunto. Como devo proceder?
Marque uma avaliação inicial no CRA. Você será atendido por uma Fonoaudióloga especializada que irá tirar todas as suas dúvidas e dar todas as orientações que você precisar. Faça uma visita ao CRA sem compromisso e sem custo para conhecer melhor o mundo dos aparelhos auditivos e os nossos serviços.

9) Como escolher a empresa na qual irei adquirir meu aparelho auditivo?
O aparelho auditivo não é algo que você compra e não precisa mais voltar no lugar onde adquiriu. Na verdade, o trabalho da empresa começa após a aquisição do aparelho auditivo, pois com ele serão feitos os ajustes e os acompanhamentos com o passar da adaptação do paciente. Por isso na hora de escolher onde comprar o seu aparelho auditivo, deve ter ciência dos serviços que serão oferecidos após a compra do aparelho. A grande maioria das empresas de aparelhos auditivos oferecem o acompanhamento e os ajustes do aparelho auditivo. Com isso, você precisará voltar algumas vezes no local onde adquiriu o aparelho auditivo para fazer esses ajustes e acompanhamento. Por isso é fundamental que na hora de você escolher sua empresa de aparelho auditivo a localização e a facilidade de locomoção devem ser levadas em conta. Além disso, o paciente deve ficar atento aos serviços oferecidos após a aquisição do aparelho e se tem custo ou não. No CRA o paciente ao comprar o aparelho auditivo irá começar a passar por um processo de adaptação direcionado, através dos retornos para os ajustes e para o treino auditivo  se for necessário . Lembrando sempre que nunca terá que pagar nada pelos serviços que irá usufruir no CRA (ajustes, acompanhamento, audiometrias, revisões nos aparelhos auditivos e principalmente o tratamento chamado de treino auditivo. Uma outra vantagem de ser paciente do CRA é a localização e o fácil acesso, já que estamos localizados atrás do Metrô Santa Cruz.

10) Quais acessórios encontro no CRA?
No CRA você encontra todos os acessórios necessários para o uso adequado do seu aparelho auditivo. Você irá encontrar pilhas para aparelhos auditivos, baterias para aparelhos auditivos, desumidificador, refil para o desumidificador, acessórios para limpeza do aparelho auditivo como escovinha e fio de nylon, além de telefones amplificados.

11) O que fazer para que o aparelho auditivo pare de apitar, ou dar microfonia?
Existem vários motivos para aparelho auditivo apitar ou dar microfonia, que são:
• A cápsula ou molde está folgado;
• O volume do aparelho está no máximo;
• A ventilação está muito grande;
Para verificar o motivo da microfonia é sempre importante passar com o fonoaudiólogo.